segunda-feira, 18 de junho de 2007

Flight Two


Procedimentos iguais ao dia anterior! É uma rotina que sinceramente gosto de fazer.
Foi também um dia diferente! Tivemos um simulacro de acidente dentro do aeródromo. Às 1000h lá chegaram os bombeiros para proceder à remoção de uma vitima (um dos alunos do curso de planadores)de dentro da Dimona.
Por volta das 11:30 aparece um C172....não reporta, entra no circuito standart para a 03...sai...entra no circuito direito para a 03....faz touch&go e vai-se embora sem dar cavaco a ninguém!
Estava-se a fazer um reboque, cá de baixo eu com o rádio vou dando indicações da posição deste "Bogie".
à tarde tivemos a visita de um Rallye, que vem fazer um touch&go's, e lá fez os devidos reportes.
Hoje sou o último a voar, pois o instructor quer que eu pratique as aterragens e descolagens.
Sente-se uma brisa muito ligeira, quase sem vento, a manga de vento nem mexe, a temperatura está um pouco alta.
Coloco o pára-quedas, instalo-me no cockpit, checklists.....tudo pronto, polegar em cima para colocarem a asa nivelada.
"India Victor, aqui Bravo Hotel, pronto a descolar"
Lá vamos nós, a rolar pela pista...a descolagem e o reboque correm bem...lá de trás não ouço nada! Questiono-me se estarei a fazer tudo bem.....bom pelo menos o "preto" não diz nada.
Largo cabo....volta à direita, enrolo térmica......entretanto o instructor diz para sair da térmica pois ele quer que eu pratique as aterragens. Vamos até Mogadouro (são cerca de 3nm do aerodromo à vila) para perder altitude, aproveito para descontrair e apreciar a vista! Regressamos e começamos os procedimentos para aterrar na 21, estamos um pouco altos, saco freios para perder altitude e a manter velocidade....na final, mantenho alinhado na centreline, asas niveladas, freios de fora....quase na pista tiro um pouco de freios para ganhar sustentação. toque e deixo rolar até à cabeceira da 03. Bom agora a guerra é com os freios.
Segundo voo é semelhante, apenas não enrolo térmicas, damos umas voltas e voltamos aos procedimentos para aterragem.
Desta vez já fiz as coisas um bocado melhor, e já trabalhei os freios com mais calma, o toque na pista foi mais suave!

E foi assim pessoal! Falta pouco.....com o tempo estou-me a sentir mais à vontade no novo escritório.

1 comentário:

Pedro Ferreira disse...

After a hard landing, the Captain and first Officer were standing in the door way to apologise for the landing. When this old Lady walked by, she said to the Captain:
"Please tell me young man, did you realy land this airplane, or did we get shot down?"