segunda-feira, 18 de junho de 2007

Flight One


0930h .......chego ao aeródromo, sou o primeiro a chegar. Abro os portões, purgo a Dimona, removo as coberturas e continuo a inspecção diária e o walkaround, pois não sei se o Osório vai querer dar uma volta com ela (a Dimona).
Entretanto começo a preparar a Twin Astir....remover as protecções da canopy, colocar os pára-quedas dentro e o cabo de reboque. Entretanto chega o instructor e o resto do pessoal.
Retiramos a Dimona, a placa, enquanto o Sr.M (o nosso rebocador) faz a inspecção a Rallye.
Com as aeronaves na placa, começamos a fazer a inspecção diária à Twin Astir. Estamos prontos......agora é empurrar até à cabeceira da 03. Os vento está calmo, não hà nuvens e só se ouvem os pássaros a chilrear. A parti das 1100h temos bastantes Cumulus o que é óptimo pois significa que hà grande actividade térmica.
Fui o último a voar, ao fim da tarde e só fiz 1 voo.
Já preso à Twin Astir, canopy fechada, faço a checklist - 6xCRIOFE - Centragem, Cintos, Comandos, Compensador, Canopy, Cabo, Rádio, Instrumentos, Objectos soltos, Freios, Emergências.Wink...e o instructor diz: "C., eu não estou aqui atrás, vamos lá embora". Já me sinto à vontade a fazer as descolagens, os reboques também me estou a orientar bem. Durante o voo não ouço o instructor dizer nada, e nem tenho tempo de pensar pois durante o reboque o nível de concentração é a 100%. Não fizemos nada de especial...apenas demos umas voltas para perder altitude para começar os procedimentos de aterragem.
O instructor lá me ia dando as indicações, meto freios e levanto um pouco o nariz para não ganhar velocidade.....a entrada no circuito é aos 300 metros e entre os 95-100Km/h. Alinhado com a pista, meto freios e mais uma vez nariz em cima uns 3º para manter velocidade, sente-se o planador a descer rápidamente. Quase a chegar à pista tiro um pouco de freios e espero que ele desça um pouco. quase a tocar tira-se completamente os freios e assim que a roda principal toca na pista é aplicar freios a fundo.
Desta vez o instructor já não ajudou muito. Aos poucos estou-me a sentir mais à vontade com as aterragens.

Sem comentários: