sexta-feira, 8 de junho de 2007

1 Dia no voo à vela

Muito resumidamente, vou passar a descrever tudo o que se passa durante o dia em que estamos a voar. Ao contrário do que muita gente pensa, hà muito trabalhinho a fazer antes de se poder voar.

Relato do dia
13/01/2007

"Como sempre o dia começa cedo, para consultar a meteorologia e sondagens.
Mogadouro é um pouco imprevisivel quanto ás condições meteorológicas. Prevê-se bom tempo e está um nevoeiro desgraçado, prevê-se nevoeiro e está CAVOK.
O sábado passado não foi excepção à regra. Às 0900h, estamos no aeródromo céu limpo sem vento. No espaço de 20 minutos o céu começou a ficar encoberto e começamos a temer o cancelamento dos voos. No entanto, o Comandante Osório (instructor de voo) diz-me para fazer as inspecções diárias à Rallye. Começo por purgar combustível dos 3 tanques de combustível para ver se havia contaminação por água. Aqui tudo OK. Óleo do motor, carburetos, etc. Como o sol ainda não começou a aquecer muito , dentro do hangar está 1 bocadinho de frio e tiramos a Rallye para a placa, para acabar de fazer as inspecções.

Vamos tirar a Twin Astir II. Já na placa faço a inspecção diária, canopies, objectos estranhos no cockpit, controlos, instrumentos, rádio, fixações das asas, cintos, pneus, extra e intradorso das adas, fuselagem, ligações do leme de cauda e leme de profundidade, fixações do estabilizador vertical, speed brakes. Colocamos os pára-quedas dentro do cockpit, a corda de reboque e levamos a Twin Astir para a cabeceira da 03.
Preparamos e verificamos o estado da corda de reboque, entretanto o Comandante Osório faz o run-up ao motor.
Estamos prontos a começar a actividade aérea do dia. Após a aterragem do 1º voo, abate-se sobre o aeródromo um nevoeiro cerrado, com visibilidade máx. de 65 metros (mais ou menos). Isto porque já tinhamos tudo pronto para iniciar mais um voo e o nevoeiro fechou tudo, daí que posso dizer uns 65 metros, pois a corda de reboque tem 60 metros e já estava esticada na altura em que fechou tudo. Ter em conta que foi numa questão de minutos que o nevoeiro fechou.

Entretanto lá ficamos um pouco à conversa na esperança de que o nevoeiro levante. Felizmente após uns 15 minutos levantou tudo e re-iniciamos os voos. Ficando como é claro de olho no nevoeiro, não voltasse ele a fazer a mesma habilidade.
Tudo decorre com normalidade.....chega a minha vez de voar. Coloco o pára-quedas e instalo-me no cockpit e começo a rever a checklist. Controlos, rádio, compensador, speed brakes, altímetro em QFE, canopy fechada e bloqueada. Para meu espanto, o Cmdt. Osório avisa-me de que serei eu a fazer a descolagem.....disse cá para mim: "OOOO Sh...T", respiro fundo....
Mando levantar a asa e reporto ao CS-DIV (a Rally): "India Victor, aqui Bravo Hotel, pronto a descolar). Desta vez o Comandante Osório vai comigo no banco de trás, o meu primeiro voo com ele no planador.
Lá está aquele nervoso miudinho...inspiro fundo e concentro-me....mantenho alinhado na centreline, asas niveladas....no entanto no momento de descolar o Cmdt.Osório dá uma ajudinha....ainda não apanhei a sensibilidade e também 1 pouco de medo desde a minha última "aventura", chamemos-lhe assim.
Logo a seguir entrega-me de novo os comandos e faço um reboque lindo...tudo direitinho.....by the book. Aos 2000 pés largamos o cabo e reporto: "India Victor, aqui Bravo Hotel, cabo solto" ------ "Bravo Hotel, aqui India Victor, copiado".
OK...agora é que é...voltas coordenadas, logo no afastamento volto pela direita e a velocidade cai bruscamente abaixo dos 100Km/h (penso que chegou aos 60km/h --- stall Shocked .bom penso que basta dizer que voltas fiz.....coordenadas é que não Embarassed , foi borrada atrás de borrada, ou metia pé a menos ou metia pé a mais ora deixava a velocidade aumentar, ora deixava a velocidae diminuir.
Circuito de aeródromo, sem problemas. Como está vento lateral vamos usar a pista 21, isto para deixar rolar a Twin astir II até à cabeceira da 03 e aí é só virar e estamos prontos a descolar outra vez (poupa-se muito tempo).
"Mogadouro, aqui Bravo Hotel, no vento de cauda para a pista 21"
"Bravo Hotel, aqui Mogadouro, reporte final pista 21"
.............Perna base.......e final.....bom vou fazer quase a aterragem...meto speedbrakes, mantenho a velocidade entre os 100 e os 95Km/h. levo o plandor quase até ao touchdown (com alguma ajuda é claro). O Cmd. Osório, mostra-me o efeito solo. Após tocar com o trem principal entregou-me outra vez os comandos e levo o planador até à cabeceira da 03.
Mais um voo.....isto parece que foi chapa 5....segundo voo exactamente igual, corrida de descolagem fui que que fiz, mas na parte em que sai do solo lá teve o instructor de meter mão. Reboque foi impecável.....voltas coordenadas é que foram todas para o tecto. Circuito de aeródromo mesma coisa...aterragem..bom quase o mesmo..hehe...só que desta vez entregou-me os comandos quando estavamos no efeito solo, mas acabei por deixar tocar o trem muito cedo.....no entanto deu para chegar à vontade à 03..asas niveladas e sempre na centreline.
Agora imaginem isto tudo com o Cmd.Osório a dar-me na cabeça ao mesmo tempo que fazia as asneiras...o voo quase todo a ouvir:
"....mas o que é isso...coordena-me a volta"
"pé e mão para o mesmo lado" (sim...é um vicio por causa do simulador)
"não quero comandos cruzados" (mais uma que veio do simulador)
"mais de vagar nos comandos pah"
"pah a nivel de exigência a partir de agora é mais elevado para ti do que para os outros...de ti não tolero estas coisas".

Bom.....os 2 voos assim....foi mesmo chapa 5.

O meu ego aumentou na parte do reboque Cool no resto....."F..ck" Evil or Very Mad

No domingo esteve nevoeiro o dia todo....voos cancelados

Agora estou ancioso pelo próximo fim-de-semana para voltar a voar...vamos lá ver é que o tempo ajuda. Rolling Eyes "
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket