quarta-feira, 5 de agosto de 2009

WTF is this??

Sábado esteve um tempo lastimável, no entanto para compensar, Domingo foi muito bom. Fiz 2 baptismos de manhã. De tarde, descolei com o "nugget" para um voozito rápido, pois tanto ele como eu tinhamos outros compromissos com a respectivas familias.
Após largarmos cabo, lá vamos para uma zona onde estava a dar (supostamente) e lá subimos um pouquito......depois tudo desapareceu e lá fomos descendo...voltamos a subir alguma coisa mas pouco. Até que passei os comandos para o "nugget" que ia no lugar de trás. E não é que o rapaz já lhe apanhou o jeito!! Pois é.....mas mesmo assim houve uma altura que estavamos a 350 metros. Por sorte o "nugget" entrou numa térmica boa e lá começamos a subir. Entretanto aparece o Twin Astir e estamos todos na mesma térmica. Chegamos aos 1000 metros a continuamos a subir.
Num dia como este, onde não há praticamente vento nenhum à superficie, e a cerca de 500 metros temos vento com 6 kts (+/- 13km/h) o Blanik tem uma grande vantagem sobre o Twin Astir. Possui flaps o que permite termalizar a velocidades mais baixas (o ideal é entre 65Km/h e 70km/h), o que faz com que o raio de volta seja mais curto, no entanto, aumentamos o atrito.
Bem o que é certo é que a dada altura o SIE 3 reporta a termalizar na zona industrial e é então que o Twin Astir, abandona a nossa térmica para se dirigir ao local do SIE 3. Nos mantemo-nos a subir até aos 1200 metros QFE (segundo consta o Twin Astir não teve grande sorte na zona industrial).
Descolamos depois dos outros 2 planadores e somos os últimos a aterrar. Na zona de Penas Róias, conseguimos atingir os 1350 metros QFE, a grande custo, pois devido ao vento que se fazia sentir nas camadas superiores, as térmicas estavam todas com bastante inclinação em relação ao solo. (imaginem uma diagonal).
Escusado será dizer que 90% do tempo de voo foi o "nugget" a pilotar. Nos 1000 metros ainda peguei nos comandos e tentei termalizar mas parece que as térmicas não queriam nada comigo pois assim que passei os comandos ao "nugget" elas apareciam.
Ao menos deu para disfrutar o voo e divertirmo-nos lá em cima com as piadas que iamos mandando!

Sem comentários: