segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Engine Overheat

O Sábado foi fraco em térmicas mas com muitos baptismos e ainda um voo a "enrolar chouriços". Ao fim da tarde ainda fiz um voo com um passageiro que pediu um voo acrobático e lá subimos aos 600 metros para fazer uns stalls, vrille, tight turns, chandelle. O Rallye anda com problemas de overheat. Com a altitude do aeródromo e as altas temperaturas que se fazem sentir a nossa "mula" anda a aquecer demais, o que obriga a fazer uma pausa de 15 min entre cada reboque.
Como não podia deixar de ser, voltei a levar a minha cara metade aos céus. Pena foi que durou apenas os 20 minutos da praxe (assim como todos os outros voos do dia), mas já foi bom.
Domingo, a história foi diferente.....No primeiro voo fui à pendura com o "nugget" e depois de largarmos cabo foi sempre a descer. Já no segundo voo, vou no lugar traseiro e levo o "meia asa" para o que seria apenas um voo de sobe e desce para adaptação ao Blanik. Acabou por se tornar num voo de 1 hora e 45 minutos onde atingimos os 1700 m QFE (o dia não dava para mais). Lá dei umas dicas de como entrar em térmica, centrar a térmica, saída da térmica e posteriormente transição para voo nivelado, manter rumo e velocidade. Lá fomos para o outro lado do rio Sabor, tendo depois seguido o curso do rio até à Ponte de Remondes. Neste local encontramos descendentes fortes. Peguei nos comandos e rumei para o aeródromo pois a viagem ia ser feita contra o vento (tinhamos cerca de 3 nós = +/-6Km/h). Lá chegamos ao aeródromo com 1250 metros. Fomos de encontro à térmica de serviço do aeródromo e lá subimos para os 1500 metros.
Mais umas voltas para descontrair e o "meia asa" pede para fazermos uma perda. Claro está, fui um "S.O.B" e perguntei-lhe se sabia os procedimentos para executar a técnica. Depois de um pequeno crash course, fiz uma demonstração do stall e a seguir passei-lhe os comandos para ele fazer. Até não se portou mal o rapaz.....à parte dos procedimentos mas pronto.....com tempo ele chega lá. Depois para a aterragem, foi só corrigir umas coisitas das quais o "meia asa" ainda descora mas pronto.
Depois de aterrar, como bónus ficou a arrumar o planador, pois como se diz na minha terra, não é só "chegar e montar a burra".

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