sábado, 25 de abril de 2009

Crosswinds

As previsões apontavam para chuva ao fim do dia, felizmente ou infelizmente durante o dia as condições estiveram aceitáveis para voar. Digo também infelizmente pois o pessoal não sabe aproveitar o dia e de manhã ficou tudo com os cotos na cama. Estive eu o "black man", "Ti Camilo" e o "Nugget". Resolvemos fazer uma pequena manutenção no Twin Astir que nos manteve ocupados a manhã. De tarde levantou-se vento....mas que vento!! Sensivelmente 11 Km/h, com rajadas na ordem dos 15 Km/h (chegou aos 22 Km/h mas não contem a ninguém, hehehe). Planadores prontos lá vamos para a pista. Demorou-se um bocado por o "Ti Camilo" ainda esteve a fazer umas corridas de pista para observação das condições. Houve uma altura em quen ponderamos cancelar os voos, no entanto o "Avôzão" dá "Go" para as operações, porque entretanto o vento acalmou um pouco (e com isto passaram-se 35 min). Nº2 a descolar, levo o "nugget" comigo. Vento de 310, e a dar-lhe. A corrida de descolagem é com pé todo metido e um pouco de asa em baixo. Após descolagem começou a luta....
Como podem ver pelas fotos o céu já estava 8/8...completamente coberto, aos 600 metros largo cabo e damos uma volta por cima de uma aldeia que tinhamos acabado de passar e onde houve sinais de "molho"...BINGO.....2m/s a rasgar!...bem roto tendo em consideração as condições meteorológicas. Lá deu para chegar aos 1200 metros QFE a enrolar térmica....bom!
Se calhar até era calor latente da nuvem!
Tivemos sorte (o voo à vela é mesmo assim), reportei pelo rádio a posição e lá vem o Twin Astir que não tinha tido a mesma sorte que nós. Coisa mais linda é ver outro planador na mesma térmica! Não me canço de reviver esses momentos, apesar de já não ser a primeira vez que isso acontece (melhor ainda são 3 planadores na mesma térmica, infelizmente nunca voei com mais de 3 na mesma térmica). Tão depressa subimos como descemos e de um momento para o outro acabou-se o "molho" e foi sempre a descer! Bem...o circuito do aeródromo depressa teve 3 planadores seguidos para aterrar! Fui o numero 3 para a aterragem pois tinha altura de reserva (estava nos 400 metros QFE...Aos 300, imperetrivelmente é para entrar no vento de cauda) e deu para aguentar enquanto os "tesos" se faziam à pista. Reporto posição e que pretendo fazer outro voo. Checklist de aterragem; informo as intenções ao "nugget": Não vou usar flaps! Vento muito forte! Prefiro aterrar com mais velocidade. Lá vamos para a final da 21 com 200 metros (mais do que o suficiente para chegar à pista em segurança). Glisso um pouco! Mantenho o nariz do planador sempre em direcção ao vento quase até tocar a pista onde dou um cheirinho para endireitar o nariz e nao lamber o pneu (por sinal acabadinho de pôr...ainda cheira a novo!). Segundo voo...bem durante o reboque não cheirou a nada....TOO BAD! Aproveitamos a boleia até aos 1000 metros QFE com umas gotinhas de chuva à mistura! Damos umas voltas mais ou menos nos mesmos sitios onde no voo anterior deu, mas já não há nada! Experimentamos as escarpas do Rio Sabor mas nem ai dava nada! A aterragem....em tudo semelhante à anterior....CRAB.....OHH YEAH. Enfim...lá deu 1 horita de voo pó logbook...matei o vicio (sabe sempre a pouco) e diverti-me imenso que no fundo é o que conta!
Algumas fotos não estão lá grande coisa pois a minha maquina fotográfica point&shoot sofre da PDI....a poizé bébé!!
Ainda houve tempo para umas pelingrafias "à la Top Gun", tudo ideia do "Minhoca".






1 comentário:

Unknown disse...

De fazer inveja ao Tom Cruise!!!