segunda-feira, 8 de outubro de 2007

L-13 Blanik


Enquanto o Twin Astir espera pela visita do pessoal do INAC e pelo altímetro que foi para aferir, iniciamos os voos no Blanik.
O Blanik é um dos melhores senão mesmo o melhor planador-escola do mundo; possui fowler flaps e trem-de-aterragem retráctil o que faz dele um planador-escola muito completo.
Durante este fim-de-semana estive a fazer certificação no Blanik. 2 voos chegaram para me adaptar a esta menina. Devido às velocidades mais baixas de operação do Blanik em relação com o Twin Astir, hà mais tempo para executar os procedimentos.
É muito dócil mas ao mesmo tempo é preciso não descorar que tem um coeficiente de planeio de 28:1 enquanto que o Twin Astir tem 32:1; traduzindo em miúdos o Blanik afunda mais rápido que o Twin Astir. Devido a este facto convém sempre estar atento ao variómetro, às condições meteorológicas e executar os circuitos como "manda a lei" caso contrário o mais certo é ter de aterrar fora. É fácil de pilotar mas dificil de pilotar bem!
Num dos voos de adaptação a unica borrada que fiz foi na altura de tocar a pista, mantive os freios aerodinâmicos (spoilers) a fundo o que fez com que o toque fosse mais forte do que o costume. A sorte é que o Blanik aguenta muita porrada.
Após os 2 voos de certificação, fiz mais dois voo solo, o tempo não estava nada bom para termalizar, daí que foi só mesmo para adaptação.
Até ao próximo fim-de-semana!

1 comentário:

Pedro Ferreira disse...

Pois é...mais um para o "curriculum"