
Bem....mas que dia!!! Logo pela manhã tudo apontava para não haver voos, no entanto à tarde vento acalmou um pouco e lá decidimos ir. Apareceram 6 pessoas para baptismo de voo! Além do "preto" esteve mais outro piloto a fazer uma verificação de voo no entanto não optou por fazer baptismos. Então a quem é que toca fazer os Voos? À poizé.....6 voozinhos....2 horinhas de voo pó logbook. Só hoje fiz mais do que os voos necessário para manter a licença e a certificação no Twin Astir.
Bom....o que eu pensava que ia ser voos de sobe e desce, devido ao vento acentuado (cerca de 6 nós = +/- 11 Km/h e direcção 055-065, o vento não estava muito certo nas puxadas) que acaba por quebrar as térmicas, acabou por se tornar numa tarde excelente! Vento forte? (estamos a falar de planadores tá bem! Não de "fogareiros" ou "batedeiras" que tem limites de operação com vento mais altos)É certo que sim mas deu para fazer orográfica na serra da Castanheira (o nosso bimotor -> é assim conhecido entre nós por serem 2 eólicas) e apanhar umas térmica bem fortes...sim
FORTES!....mais de 5 m/s. Um dia de sonho para pilotos de planador! Mas como eram baptismos, não deu para explorar muito.
Eram 15 horas (14h ZULU) estava o primeiro voo a descolar. Bem....foi bem mexido mas depois de largar cabo foi sempre downhill a 2-3m/s. Não se fez nadinha foi o verdadeiro sobe e desce. Segundo voo.......AAAAAA mas que broa pareciam pipocas. Sempre a dar-lhe e desta vez com mais sorte! Apanhamos uma térmica bem larga a dar 3 m/s e lá estive um pouco até aos 800 metros, onde saí para não deixar o passageiro a chamar-me nomes....ehehe.
3º e 4º voo....Semelhante ao 2º mas com um pouco mais de térmicas.
Vento de cauda para a 03 era a -4 m/s.....não estava para brincadeiras....e apanhou-me de surpresa! Agora imaginem a fazer vento de cauda a 150 Km/h quand era suposto estar a fazer 90 km/h, não é nada de mais mas é só para dar a ideia. No inicio do vento de cauda com 300 metros e a voltar para a perna base com 120 metros já podem ter ideia da potência das descendentes. Isto no primeiro voo, nos outros já estava a contar com essa surpresa e tomei as devidas precauções."Ma friendszzz"...onde há ascedentes fortes, há descedentes fortes.
3ª Lei de Newton -
Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi.Os últimos 2 voos foram mais calmitos, com um pouco de orográfica na serra e umas térmicas mais fraquitas (já eram as 18:30, não havendo aquecimento da superficie terrestre as térmicas vão perdendo força).
Hoje não deu para tirar mais fotos pois com a instabilidade que se fazia sentir não permitiu. Talvez amanhã....qui ça.
Vamos lá ver o que nos reserva o Domingo! As previsões são para um dia como o de hoje, vamos lá ver!
Já agora, para quem não sabe, se carregarem nas fotos podem visualizar com maior resolução